4 de outubro de 2013

Concurso para Bolsa de Investigação do Projecto “O Lugar do Discurso” - Arquitetura


Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação [BI/07/2013 – DINÂMIA/CET-IUL] no âmbito do Projecto “O Lugar do Discurso” (referência PTDC/CPC-HAT/4894/2012), financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC (PIDDAC). Este projecto de investigação é desenvolvido pelo DINÂMIA’CET-IUL (ISCTE-IUL) em cooperação com a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, nas seguintes condições:

Área Científica: Arquitetura
Objetivos do projeto de investigação: O projecto de investigação “O Lugar do Discurso” tem o intuito de identificar, caracterizar, debater e refletir sobre a cultura editorial do periódico de arquitectura em Portugal ao longo do século XX.

Requisitos de admissão:
a. Formação académica - Mestrado, com conhecimentos comprovados nas áreas de Arquitectura, ou História da Arquitectura Contemporâneas;

b. Experiência de investigação - preferencialmente que já tenha integrado equipas de investigação financiadas pela FCT, como bolseiro, ou investigador. Deverá também ter prática na utilização de programas informáticos de aplicação generalizada, designadamente programas de processamento de texto (Word); de folhas de cálculo (Excel, ou outros); de tratamento de imagem e de análise qualitativa de dados (ATLAS.TI, ou outros). Deverá ainda possuir conhecimentos na língua inglesa;

c. Domínio dos temas de investigação - será dada preferência a candidatos que estejam desenvolver doutoramento no domínio temático do projecto — periódicos especializados de arquitectura em Portugal no século XX, ou temas afins nomeadamente sobre a cultura e crítica arquitetónica do século XX em Portugal;

d. Interesse e experiência pelo projecto – Interesse expresso no projecto e Investigação consolidada em bibliotecas e arquivos, nomeadamente adequada ao projecto, com experiência no manuseamento de fontes documentais ligadas com periódicos, especialmente de arquitectura, urbanismo e afins, focados no século XX.

Plano de trabalhos: O bolseiro, sob orientação do Investigador Responsável, será integrado na atividade de investigação da equipa que constitui o projecto, tendo, genericamente, as seguintes tarefas a seu cargo:
a.Pesquisa e recolha de informação e documentação em bibliotecas e arquivos;
b.Pesquisa sobre as entidades, públicas e privadas, envolvidas na actividade editorial dos periódicos de arquitectura em Portugal;
c.Sistematização da informação em base de dados;
d.Colaboração na redacção de artigos científicos e outras formas de disseminação de resultados;
e.Colaboração na elaboração de relatórios e outra documentação;
f.Colaboração na organização de conteúdos e eventos de divulgação.

Orientação científica:
Doutor Paulo Tormenta Pinto (ISCTE/IUL)

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada e republicada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto e actualizado com o Decreto-Lei n.º 233/2012, de 29 de outubro, com entrada em vigor a 27 de agosto e com a Lei n.º 12/2013, de 29 de janeiro; Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos 2012 (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt)

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no DINÂMIA-CET’IUL – Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território do ISCTE-IUL e em bibliotecas e arquivos públicos e privados.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, em regime de exclusividade, podendo ser renovada por mais 6 meses, até um período máximo de 18 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de selecção:
A avaliação dos candidatos será feita mediante avaliação curricular, na qual serão ponderados:
(A) Formação académica;
(B) Experiência de investigação;
(C) Domínio dos temas de investigação;
(D) Interesse e experiência pelo projecto.

Métodos de avaliação e seu peso relativo na avaliação final:
Parâmetros de avaliação

Composição do Júri de Selecção:
Presidente: Professora Doutora Margarida Acciaiuoli de Brito (IHA-FCSH/UNL)
1º Vogal efetivo: Doutor Paulo Tormenta Pinto (ISCTE/IUL)
2º Vogal efetivo: Doutora Ana Vaz Milheiro (ISCTE/IUL)

Todos os membros do júri pertencem à equipa de investigação do projecto. Caberá ao primeiro vogal substituir o presidente na sua eventual ausência.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão divulgados a todos os candidatos por correio electrónico.

Apresentação das candidaturas:
As candidaturas deverão ser apresentadas por carta de motivação, acompanhadas da seguinte documentação:
•Documentos comprovativos de que o candidato reúne as condições exigíveis para o tipo de bolsa, nomeadamente, certificado de habilitações;
•Curriculum vitae do candidato;
•Cartão de cidadão, bilhete de identidade ou passaporte;
•Outros documentos considerados relevantes para a candidatura.

As candidaturas devem ser enviadas em simultâneo para os e-mails: dinamia@iscte.pt e Paulo.tormenta@iscte.pt; indicando no assunto: Candidatura BI — Projecto O Lugar do Discurso [PTDC/CPC-HAT/4894/2012]

Prazo para apresentação de candidaturas – 18 de outubro de 2013
Mais informação disponível em http://dinamiacet.iscte-iul.pt/

Número de vagas: 1
País: Portugal
Localidade: Lisboa
Instituição de acolhimento: DINÂMIA'CET-IUL

Veja também:

Consulte as Oportunidades de Emprego

Consulte e Candidate-se a Vagas online de Empregadores

Consulte a Bolsa de Voluntariádo

Veja o CV Digital Modelo e peça o Seu





0 comentários :

Enviar um comentário

Partilha