20 de setembro de 2013

I Encontro Internacional - Economia solidária: finanças e incubação social solidária


23 a 25 de setembro de 2013, Auditório Agostinho da Silva, Universidade Lusófona (Lisboa)

A primeira apresentação pública do Portal da Inovação Social – projeto CES financiado pelo POAT/FSE – será efetuada na sessão das 9h00 do dia 24 setembro (selecionar Cartaz no menu lateral para consultar programa)

O Portal da Inovação Social (PIS) tem como objetivos centrais:
1) Criar um espaço de comunicação e aprendizagem onde se possam partilhar recursos e soluções inovadoras de intervenção social;
2) Facilitar o trabalho em rede com pessoas e organizações que partilhem interesses afins no domínio da inovação social.

O PIS pretende ser mais do que um recurso informático na internet. Procura, mais especificamente: (a) estimular, dar visibilidade e disseminar a inovação social em Portugal; (b) mobilizar atores e líderes sociais para o trabalho colaborativo e em parceria entre organizações; (c) facilitar a inovação e a mudança na intervenção social; (d) apoiar os gestores do Fundo Social Europeu e outros decisores a introduzir a inovação social como eixo central e dinamizador dos programas que gerem e ações de financiamento.

Este projeto pretende capitalizar e beneficiar da experiência acumulada em programas de intervenção social anteriores, nomeadamente o Programa EQUAL e, por outro lado, capitalizar os resultados do encontro entre aquelas práticas e projetos em curso, nomeadamente nos domínios da inovação e da economia sociais e nos curricula e práticas formativas.

O PIS envolverá, precisamente, numa das suas vertentes, a disseminação de algumas das experiências de inovação social mais bem-sucedidas acompanhadas por observatórios e apoiadas por incubadoras ou espaços social spin.

O envolvimento de atores sociais, incluindo designadamente, investigadores sociais, organizações da economia social e responsáveis pela inovação curricular e práticas de aprendizagem colaborativa, será determinante e prioritário nas ações do PIS.

Apresentação
O I Encontro Internacional de Finanças Solidárias e Incubadoras Sociais e Solidárias é um espaço democrático para discussão e partilha de aprendizagens entre entidades e iniciativas de Economia Social e Solidária (ES), pesquisadores e investigadores, estudantes e outros atores sociais comprometidos na disseminação e no fortalecimento da economia solidária em Portugal. Este encontro surge por iniciativa de um consórcio de organizações e investigadores/as internacionais que desenvolvem ações e projetos no tema da ES, nomeadamente através da parceria entre a Incubadora de Economia Solidária e Desenvolvimento Local da Universidade Lusófona, a Incubadora Social da Faculdade de Economia (ISFEUC), e a ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local. Apoiam ainda esta iniciativa, o grupo de Estudos em Economia Solidária da Universidade de Coimbra (ECOSOL – CES), e a Plataforma de Inovação Social (PIS).

Dada a amplitude de temáticas e aspetos relativos à economia solidária, optou-se neste encontro pela promoção de uma discussão mais alargada sobre finanças solidárias e incubação em ES, refletindo como estas se articulam e contribuem para processos de Desenvolvimento Local e Territorial. Nestes termos, o encontro assume como objetivo central fortalecer o reconhecimento da ES em Portugal, através da disseminação e discussão sobre finanças solidárias e incubação.

Como opção metodológica, pretende-se abordar por um lado a pluralidade de discussões sobre ES e por outro apresentar experiências e metodologias na área das finanças solidárias (banco comunitários e moeda social) e incubação (incubadoras sociais, incubadoras de desenvolvimento local e territorial e incubadoras tecnológicas de cooperativas populares). Como mecanismo de sustentabilidade e fortalecimento da ES, o encontro terá um espaço destinado a reflexão da importância de criação de uma rede nacional e/ou internacional que possibilite a aprendizagem compartilhada, o fomento da ES em Portugal quer a nível local, quer a nível das políticas públicas.

Objetivo geral
Fortalecer a economia solidária em Portugal no âmbito das iniciativas locais, entidades e universidades, por meio da disseminação e da partilha de métodos e aprendizagens em incubação, destinado à incubadoras e grupos interessados em processos de desenvolvimento local e territorial a partir da óptica da ES.

Objetivos específicos
1. Refletir sobre a ES em Portugal e no mundo, nas suas diferentes dimensões, privilegiando uma reflexão alargada sobre o papel das universidades e as possibilidades de nterface com a economia social e inovação social;
2. Dialogar sobre finanças solidárias e incubação em economia social e solidária, refletindo como estas se articulam e contribuem para processos de Desenvolvimento Local e Territorial;
3. Disseminar os conceitos e experiências em finanças solidárias de modo a promover o tema em Portugal;
4. Fortalecer as experiências nacionais e internacionais de incubadoras sociais e solidárias, através da partilha de conhecimento e metodologias em incubação.

Agenda
23 SET – Aud. Agostinho da Silva – Universidade Lusófona
09H00 – Sessão de Abertura
10H00 – Economia social e solidária: avanços, desafios e perspectivas
14H30 – A economia solidária promotora de inovação social e de desenvolvimento local
17H30 – O papel das universidades e incubadoras na promoção do desenvolvimento local
24 SET – Aud. Agostinho da Silva – Universidade Lusófona
09H00 – Apresentação PIS - Portal da Inovação Social
09H30 – Experiências de incubação social e solidária "Brasil, França e Portugal"
12H00 – Sessão de Encerramento
14H30 – Oficinas temáticas
Oficinas temáticas de FINANÇAS SOLIDÁRIAS (Aud. Agostinho da Silva)
Oficinas temáticas de INCUBAÇÃO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA (destinada apenas a incubadoras sociais e solidárias)

25 SET
09H00 – Oficinas temáticas de INCUBAÇÃO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA (destinada apenas a incubadoras sociais e solidárias).
Agenda completa [descarregar]

Destinatários
Membros dos empreendimentos solidários em Portugal, técnicos/as de organizações da Economia Social, sociedade civil, autarquias locais, comunidades intermunicipais, estudantes e investigadores/as, professores/as, representantes de órgãos governamentais, incubadoras, grupos e coletivos interessados no tema da incubação social e ES

Formulário de inscrição | Ficha de inscrição I Encontro Internacional ECOSOL [documento MS Word]

Preço da inscrição*
- Estudantes, investigadores e professores (Univ. Lusófona e Univ. Coimbra) | entrada livre
- Associados dos organizadores e dos parceiros nacionais e internacionais (Animar, PIS , ECOSOL/CES, ...) | entrada livre
- Estudantes, investigadores, professores, organizações de economia social e solidária | 2,50€
- Público em geral | 5,00€

* reverte para a criação da rede nacional de incubadoras de economia solidária
O pagamento é feito, no local, no 1.º dia do evento.
As inscrições estão limitadas a um número máximo de 200 participantes.
Cada participante recebe um certificado de presença

Contactos
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (www.ulusofona.pt)
Local: Auditório Agostinho da Silva
Av. Campo Grande, 376

Veja também:

Consulte as Oportunidades de Emprego

Consulte e Candidate-se a Vagas online de Empregadores

Consulte a Bolsa de Voluntariádo

Veja o CV Digital Modelo e peça o Seu





0 comentários :

Enviar um comentário

Partilha