30 de agosto de 2013

O Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação +e+i


O que é o programa +e+i?

O Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i) é um programa aberto à sociedade civil.

O +e+i ambiciona uma sociedade mais empreendedora, uma base alargada de empresas inovadoras e com forte componente exportadora, um país em rede e inserido nas redes internacionais de empreendedorismo, conhecimento e inovação, e orientado a resultados.

Pilares fundamentais: alargamento das competências da população; dinamização da inovação; estímulo ao empreendedorismo; e promoção destes objetivos através de adequados instrumentos de financiamento.

Enquadramento

O empreendedorismo e a inovação são objetivos prioritários para o desenvolvimento e para o aumento da competitividade da economia nacional.

Portugal deverá construir uma nova realidade económica, competitiva e aberta ao mundo, alicerçada em conhecimento e inovação, capital humano altamente qualificado e forte espírito empreendedor.

Apesar dos progressos que estas matérias têm vindo a conhecer nas últimas décadas, verifica-se que existem dificuldades estruturais, que acarretam impactos negativos na capacidade de recuperação económica. Destaca-se, por exemplo, a insuficiente capacidade de rentabilização económica da Investigação e Desenvolvimento (I&D), ou o reduzido impacto do capital de risco, circunstância que limita as soluções de financiamento de novos projectos e conduz a um peso pouco significativo da ciência e da tecnologia na globalidade da economia.

Neste contexto, o empreendedorismo e a inovação carecem de uma intervenção prioritária e especialmente direcionada para as atividades de índole empresarial, indo além dos campos da investigação e da ciência. As prioridades da estratégia Europa2020 e da sua iniciativa Innovation Union são referenciais para o desenvolvimento da política de inovação em Portugal para os próximos anos. É essencial que os sucessos passem a ser avaliados por métricas concretas a curto, médio e longo prazo, e não apenas pelo investimento efetuado.

É neste quadro que ganha relevância acrescida e se torna premente a adoção de uma visão integrada e transversal a todas as áreas de atuação do Governo de Portugal e da sociedade civil, com vista ao desenvolvimento das referidas políticas. Tal objetivo ganha corpo com o Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+e+i).

Para mais informações aceda a : http://www.ei.gov.pt/guia-empreendedor/






0 comentários :

Enviar um comentário

Partilha