21 de agosto de 2013

Descubra os melhores remédios naturais para queimaduras solares


A exposição ao sol pode trazer consequências graves se for realizada de maneira demasiado frequente ou durante demasiado tempo e em horários impróprios. Ainda que a exposição solar seja muito mais perigosa durante o Verão, na Primavera e no Outono também é necessário haver protecção, inclusive no Inverno quando se está rodeado por montanhas com neve.

O melhor antídoto para os problemas que acarreta a excessiva exposição solar é a prevenção. Mas se por alguma razão não forem tomadas as devidas precauções e se se abusar do sol podemos contar com a ajuda de alguns remédios caseiros para queimaduras solares.


Soluções naturais e caseiras para queimaduras solares

É sempre importante ter cuidado com a pele quando nos vamos expor ao sol. Se a exposição ao sol for prolongada existem alguns remédios naturais bastante eficazes para queimaduras solares que tonificam a pele, hidratando-a e aliviando consideravelmente a dor e o desconforto.

Neste sentido, alguns remédios caseiros como a aplicação do vinagre sobre as zonas afectadas alivia consideravelmente a dor, expulsando o calor acumulado na pele. É uma solução bastante simples e que se baseia na aplicação de um pano húmido com vinagre sobre as zonas queimadas.
O efeito que que se obtém com o vinagre, ainda que o seu odor seja bastante desagradável, é consideravelmente superior ao alívio que os cremes aftersun e loções comerciais podem oferecer.

No caso de queimaduras solares mais graves, de segundo ou terceiro grau, como o resto das queimaduras por calor podem chegar a criar infecção. Nestes casos, a pele começa por formar ampolas que finalmente terminaram eliminando a primeira capa da epiderme. Quando isto começa a suceder é importante hidratar bem a pele com ingredientes naturais.

Um bom exemplo disso são as compressas de leite frio, aplicadas como o vinagre, com um pano húmido.

Para queimaduras mais graves pode realizar-se o mesmo procedimento com iogurte natural e antes que este seque sobre a pele deve ser retirado com água fria para eliminar os rastros sobre a pele.

Outra solução natural e muito eficaz para as queimaduras solares é fazer-se um unguento com flores secas de camomila ou de margaridas e azeite de oliva virgem. Para obter a loção há que aquecer a mistura muito lentamente em banho-maria e depois deixar arrefecer. Uma vez fria, côa-se e aplica-se com uma suave massagem sobre a zona afectada. Esta loção alivia e hidrata muito mais que qualquer loção ou creme que se venda na farmácia.

Os efeitos extraordinários do aloe-vera

Para casos extremos um dos remédios para queimaduras solares que melhor funciona é a aplicação do leite de aloé-vera. A planta de aloe vera é uma espécie de cactos cujas folhas armazenam uma seiva de aspecto leitoso que tem infinitas propriedades. No caso das queimaduras solares a aplicação directa desta seiva alivia, hidrata e desinfecta as lesões produzidas pelo sol.





Partilha