13 de agosto de 2013

Bicarbonato de Sódio, muito mais que um elemento indispensável para fermentar

O bicarbonato de sódio tem sido proclamado como uma maravilha para múltiplos usos.

Mesmo com tão boa reputação, a maioria das pessoas nem sequer desconfia das várias maneiras que pode ser utilizado como uma alternativa natural e económica para suprimir muitas das necessidades que nos afectam diariamente.

É prudente eleger uma marca de bicarbonato de sódio que assegure não conter alumínio pois algumas marcas podem estar contaminadas com este metal pesado, ainda que tenham a indicação que só conter o pó de fermentar.

Utilizar a mistura do bicarbonato de sódio com sumo de limão resulta como um eficaz remédio natural para a gota

A gota pode ser uma condição dolorosa e incómoda.

A gota é causada quando o ácido úrico é produzido em excesso pelo organismo e acumula-se em níveis altos. Logo, deposita-se nas articulações provocando uma dolorosa inflamação e irritação.

Misture aproximadamente duas colheradas de sumo de limão fresco com uma colher de chá de bicarbonato de sódio para obter alivio.
O bicarbonato funciona ao alcalinizar a urina e neutralizando o ácido úrico.

Além disso, o bicarbonato de sódio funciona como um alcalinizador geral e agente de equilíbrio do pH do organismo. Assim, se o organismo é demasiado ácido, o bicarbonato de sódio pode revelar-se eficaz a curto prazo para voltar a repor o equilíbrio ácido/alcalino.

Em geral, os problemas de saúde, a doença e o mal-estar abundam quando o seu organismo está demasiado ácido, por isso é importante mante-lo dentro de um nível de pH saudável.

É igualmente importante estar-se informado da quantidade de sódio que se ingere se se tem problemas de tensão arterial alta. Normalmente, recomenda-se uma dose de não mais de uma colher pequena de cada vez, diluída num copo de água.

Actua como agente de limpeza natural

Uma mistura de sumo de limão e bicarbonato de sódio também resulta num excelente semi-abrasivo natural para superfícies como louças de casa-de-banho e cozinha, banheiras, duches e outras superfícies.

Na realidade, a mistura destes dois ingredientes produz um pouco de efervescência devido a uma reacção química natural. Por sua vez, esta reacção também proporciona excelentes propriedades antibacterianas naturais assim como potentes capacidades de limpeza.

Como remédio natural para a comichão provocada por picadas de insectos e hera venenosa

O bicarbonato de sódio também pode ser útil como remédio contra a comichão.

Agregue suficiente água para humedecer o bicarbonato (ou pó de fermentar) até fazer uma pasta e coloque-a sobre a picadela de insecto, hera venenosa, picadela de abelha ou nas borbulhas da varicela para ajudar a acalmar a comichão.

O bicarbonato de sódio tem a capacidade de absorver a humidade e de sugar as toxinas das picadelas ou protuberâncias causadas por agentes que irritam a pele. Isto pode oferecer alivio rápido e eficaz quando se trata de eczema e da inflamação que o acompanha.

Um remédio natural contra as infecções causadas por leveduras

As mulheres que sofrem de infecções por fungos devido a desequilíbrios de cândida podem fazer um duche de bicarbonato de sódio para ajudar a matar as bactérias da cândida que causa a infecção.

Como também é um remédio eficaz para a comichão, trata igualmente os sintomas das infecções.

Usos para o cuidado da pele facial

O bicarbonato de sódio faz um esfoliante maravilhoso para a cara e outras partes do corpo. Ajuda a suavizar a pele e a remover as suas camadas mortas para revelar uma superfície mais fresca e vibrante.

Também pode ser utilizado como uma pasta/pomada para espalhar ligeiramente sobre a acne. Actua como agente antibacteriano e ajuda a eliminar as bactérias que causam a acne. Também ajuda a tirar o excesso de oleosidade e a secar a acne de forma mais rápida, ao mesmo tempo que ajuda a promover a cicatrização mais rápida. Também pode ajudar a reduzir as rugas.


Fontes:

- http://www.diet-for-gout.com/2011/04/lemon-juice-and-baking-soda-for-gout.html
- http://baking-soda.ezinemark.com/home-remedies-for-insect-bites-1675730438d.html
- http://www.acnemagazine.com/good-natural-scrubs-for-acne-prone-skin/

Traduzido e adaptado para português por: Divulga-se.info





Partilha